Facebook Pixel Fallback
Fale Conosco

Imagem de fundo Detalhe de contraste com a imagem do conteudo
NETTER-2: Novo Padrão de Tratamento para Tumores Neuroendócrinos Gastroenteropancreáticos Avançados - Cliqui aqui e leia o artigo

NETTER-2: Novo Padrão de Tratamento para Tumores Neuroendócrinos Gastroenteropancreáticos Avançados - Cliqui aqui e leia o artigo

Um estudo de fase III, NETTER-2, apresentado no Simpósio de Cânceres Gastrointestinais da ASCO 2024, mostrou que o tratamento com Lu-177 dotatate combinado com octreotida prolonga significativamente a sobrevida livre de progressão (SLP) em pacientes com tumores neuroendócrinos gastroenteropancreáticos avançados de alto grau 2 ou 3.

Principais Descobertas:

SLP Mediana: 22,8 meses no braço de tratamento vs 8,5 meses no braço de controle.

Taxa de Resposta Global: 43% no grupo Lu-177 dotatate vs 9,3% no grupo controle.

Redução do Risco de Progressão: 72,4% no grupo de tratamento.

Contexto do Estudo:

Os tumores neuroendócrinos gastroenteropancreáticos avançados são raros, com aproximadamente 20% a 30% classificados como grau 2 ou 3. O estudo incluiu 226 pacientes recém-diagnosticados, divididos em dois grupos: 151 no braço de tratamento (Lu-177 dotatate + octreotida) e 75 no braço de controle (octreotida isolada).

Segurança e Eventos Adversos:

Os eventos adversos incluíram leucopenia, anemia e trombocitopenia grau 3/4, com um caso de síndrome mielodisplásica relatado no braço de tratamento.

Implicações Clínicas:

O NETTER-2 pode estabelecer um novo padrão de tratamento para esses pacientes, oferecendo uma opção terapêutica eficaz e segura em um campo onde as opções eram limitadas.

Referência: Singh, S., et al. "NETTER-2: Lu-177 Dotatate for Advanced Gastroenteropancreatic Neuroendocrine Tumors." The ASCO Post, 2024.

Desenvlvido por Dr. Marcelo Antunes, médico oncologista

Imagem de fundo na pagina blog