Facebook Pixel Fallback
Fale Conosco

Imagem de fundo Detalhe de contraste com a imagem do conteudo
SETEMBRO DOURADO! Tudo o que você precisa saber deste mês

SETEMBRO DOURADO! Tudo o que você precisa saber deste mês

Estamos no Setembro Dourado, mês de conscientização ao Câncer Infantojuvenil, uma doença que muitas vezes é o resultado de alterações no DNA das células e que acontecem precocemente durante a vida, às vezes até antes do nascimento. Ao contrário de muitos cânceres em adultos, o câncer infantil não está relacionado ao estilo de vida e a fatores de risco ambientais.

Com algumas exceções, os cânceres infantis tendem a responder melhor a determinados tratamentos. O organismo de uma criança também tende a lidar melhor com os tratamentos do que o organismo de um adulto, uma vez que não apresentam muitos dos problemas de saúde que os adultos podem ter e que geralmente podem agravar-se com o tratamento do câncer.

O câncer infantojuvenil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Diferentemente do câncer do adulto, o câncer infantojuvenil geralmente afeta as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação. Por serem predominantemente de natureza embrionária, tumores na criança e no adolescente são constituídos de células indiferenciadas, o que, geralmente, proporciona melhor resposta aos tratamentos atuais.

Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático). Também acometem crianças e adolescentes o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), tumor de Wilms (tipo de tumor renal), retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho), tumor germinativo (das células que originam os ovários e os testículos), osteossarcoma (tumor ósseo) e sarcomas (tumores de partes moles).

Assim como nos países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.

Lembre-se, como o diagnóstico precoce dessa doença é o melhor caminho!!!

#cancer #cancerinfantil #criancas #naic #instituto #prevencao #vacinacao #vacina #vida #medico #medicos #infancia #adolecencia

Imagem de fundo na pagina blog