Entenda mais sobre o câncer de mama e saiba como prevenir
Neste mês, celebramos o Outubro Rosa, que é mundialmente conhecido pela campanha de combate ao câncer de mama. Esse movimento começou em 1990 com corridas promovidas pela fundação Susan G. Komen for the Cure (EUA). A ideia era alertar as pessoas sobre o tema. Aqui no NAIC, acreditamos que podemos dar um toque de felicidade e deixar o assunto mais leve com informação que transforma.
Câncer de mama sem tabus
Quando se fala em câncer, ainda há muita desinformação e ideias errôneas que pairam sobre o imaginário das pessoas. E o primeiro passo a ser dado no combate a essa doença é difundir o conhecimento necessário sobre o assunto para derrubar tabus, superar medos e apresentar caminhos seguros de prevenção e cura.
Para você entender melhor, o câncer é uma doença que surge pela mutação que algumas células do organismo podem sofrer, passando a desregular o funcionamento do órgão onde se formaram. Isso ocorre devido a alguma alteração no DNA que pode ser hereditária ou provocada por uso de cigarro e outras drogas, maus hábitos alimentares, falta de exercícios físicos e outros fatores específicos.
No caso do câncer de mama, as células que sofrem mutação são as das glândulas mamárias e acabam comprometendo a produção de hormônios importantes para o organismo da mulher. Além dos demais fatores, problemas hormonais e falta de amamentação também podem ser elementos causadores da doença.
Autoexame de mama – simples e rápido
Agora que você entendeu melhor o que é o câncer de mama, saiba que assim como as demais doenças, ele possui meios de se prevenir, tratar e curar. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), um das melhores formas de prevenção é o autoexame.
A prática consiste em avaliar as mamas, buscando qualquer forma de alteração do normal. Veja como realizar no diagrama abaixo:
Toda mama é imperfeita e desigual, isso é normal. Quando falamos em alterações desse normal, queremos dizer: nódulos (sentir que tem um caroçinho), retração ou manchas na pele, alteração na textura da pele e vazamento de líquido do mamilo. Ao encontrar algum destes sinais, não precisa se desesperar. É só agendar uma consulta com seu ginecologista para ter mais informações e, se for o caso, iniciar o tratamento com um oncologista.
Realizando o autoexame com frequência, você adiciona um ato de autoamor na sua rotina e garante a prevenção e o tratamento precoce. Isso é um toque de felicidade necessário para sua vida.