O ESTUDO COREANO TRAZ O RASTREAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO.
O Estudo Coreano, publicado na conceituada revista de oncologia Annals of Oncology de abril de 2019, traz como foco principal o rastreamento precoce do câncer de pulmão. Ou seja, tentar encontrar o câncer de pulmão em estágios da doença inicial; levando assim a maior probabilidade de cura.
O trabalho científico denominado K-LUCAS Korean Lung Cancer Screening iniciou em fevereiro de 2017. O projeto visa avaliar a eficácia, o prejuízo e a viabilidade de se introduzir o rastreamento através da tomografia de tórax na população de alto risco para câncer de pulmão. O exame de imagem é realizado sobre o protocolo de baixa dose de irradiação para minimizar os efeitos adversos aos pacientes.
Quatorze instituições de saúde koreana fazem parte deste estudo até novembro de 2018. A população selecionada possui os seguintes critérios: 55-75 anos de idade, 30 anos-maço, fumantes ativos ou abstêmios em até 15 anos.
Já foram avaliados 13.491 participantes e encontrados 69 casos de câncer de pulmão inicial. Estes dados mostram que o estudo K-LUCAS foi efetivo na detecção precoce do câncer de pulmão. Este projeto em um futuro próximo pode fazer parte na política de saúde koreana.
O NAIC já realiza em seu serviço o rastreamento de pacientes com alto risco para câncer de pulmão utilizando a tomografia de tórax com baixa dose de irradiação